CDPP na Mídia

Para Moro, ministros do STF devem estar ‘frustrados’ por atuação ‘desvirtuada’ do tribunal

Estado de São Paulo


O juiz federal Sérgio Moro, durante o Fórum Estadão Lava Jato e Mãos Limpas, na sede do ‘Estado’, em São Paulo

O juiz federal Sérgio Moro afirmou nesta terça-feira, 24, que os ministros do Supremo Tribunal Federal devem estar frustrados pelo fato de julgarem processos fora das questões constitucionais, durante o Fórum Estadão Lava Jato e Mãos Limpas, realizado no auditório do Estado. “É um desvirtuamento do STF ter que se preocupar com questões concretas. A função do Supremo é discutir questões constitucionais e não ficar se debruçando sobre questões concretas. Imagino a frustração de um ministro, querendo decidir questões para toda a sociedade e em vez disso ter de ficar discutindo busca e apreensão…”, disse.

+++ Um quinto dos processos no STF caducou em 2016

Ele também defendeu uma revisão do alcance do foro privilegiado. “Essa questão transcende a Lava Jato”, disse. Segundo ele, a sociedade tem de refletir se o instrumento está funcionando ou não e, se não, se deve ser mudado. “Nenhuma instituição é perene.” O fórum é uma realização do Estado em parceria com o Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP).

+++ É preciso ir além da Lava Jato, diz Deltan

+++ ‘Corrupção não diminuiu na Itália’, diz juiz da Mãos Limpas

Moro saiu em defesa das prisões após condenações proferidas em segunda instância. “Justiça sem fim é Justiça nenhuma”. Em julgamento realizado em 2016, o Supremo Tribunal Federal admitiu a execução da pena antes de se esgotarem todos os recursos possíveis aos condenados. No entanto, ministros do Supremo têm feito afirmações no sentido de rever a decisão. Em manifestação recente à Corte, a Advocacia-Geral da União (AGU) argumentou que a pena somente deve ser executada depois de esgotados todos os recursos da defesa, o chamado trânsito em julgado.

+++ Moro afirma que prisão preventiva é ‘polêmica’ e diz ser necessário ‘ouvir críticas’
+++ ‘Fomos acusados de salvar uma parte dos políticos’, diz promotor da Mãos Limpas

Moro disse achar “prematuro afirmar que o Supremo pode mudar a questão da prisão em segunda instância”. “Alguns ministros podem mudar de opinião… mas acho que existe uma expectativa da sociedade, da imprensa, de que isso não mude. E não tem nada a ver com Lava Jato”, afirmou.

Thaís Barcellos e Altamiro Silva Júnior

Sobre o autor

CDPP