Artigos

Schwartsman: tempo da política monetária não pode ser subordinado ao da política

CNN

O projeto de autonomia do Banco Central (BC) avança rapidamente no Congresso, especialmente após a Câmara aprovar urgência para a tramitação do tema que até não muito tempo tinha pouco ou nenhum apoio, como lembrou Alexandre Schwartsman, ex-diretor do BC, em entrevista à CNN.

Schwartsman ressaltou que a autonomia do BC tem como objetivo blindar a instituição de interesses políticos, uma vez que políticas econômicas muitas vezes tem um timing diferente da política.

“Autonomia chega para limitar a capacidade do executivo de mudar liderança do BC. O tempo da política monetária não está subordinado a questões políticas. Com a autonomia, você perde o poder de demitir o corpo diretivo que não obedece os desejos do presidente da República.”

O ex-diretor do BC disse que a experiência mundial dos últimos anos mostrou que um BC autônomo trouxe melhores resultados do que aqueles subordinados a governos centrais.

“Ao longo de muitos anos, o que observamos é que bancos centrais mais autônomos obtêm resultados melhores de inflação. Quando a inflação está na meta, o BC pode responder a grandes crises abaixando a taxa de juros, conseguindo moderar o impacto dos ciclos econômicos na economia.”

Link da publicação: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/02/09/schwartsman-tempo-da-politica-monetaria-nao-pode-ser-subordinado-ao-da-politica

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP