Melhor ainda que se dê num contexto de tentativas mal sucedidas de partidarizar processo, diz Meirelles sobre Ilan no BID
CNN Brasil
O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou a escolha do economista Ilan Goldfajn na presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), anunciada neste domingo (20) pela instituição.
“É um momento importante para o Brasil e para a América Latina, pois prevaleceu uma escolha de bom senso”, disse em entrevista à CNN. É a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina.
“É melhor ainda que isso se dê num contexto de tentativas não tão bem sucedidas de tentar partidarizar o processo. O BID está acima do processo partidário e ideológico”, disse ele, se referindo à tentativa do governo eleito de vetar a indicação de Ilan.
Goldfajn foi eleito na primeira rodada de votação com 80% de apoio, segundo a analista de economia da CNN Raquel Landim. Ex-presidente do Banco Central no governo Michel Temer, o economista foi indicado para a vaga pelo governo Jair Bolsonaro.
“Vejo o Brasil sendo favorecido com a decisão no sentido de ter um brasileiro como presidente do banco e no sentido de ter uma pessoa técnica, capaz e fazendo uma gestão como se espera hoje no BID, que passou por um período conturbado”, disse Meirelles, se referindo à quebra de tradição na indicação de um latino-americano para chefiar a instituição, quando o então presidente dos EUA Donald Trump nomeou um americano para o cargo. “O banco não cumpriu por causa disso a sua missão na America Latina”, disse Meirelles.
Veja a entrevista completa no vídeo.
Link da publicação: https://www.cnnbrasil.com.br/business/prevaleceu-uma-escolha-de-bom-senso-diz-meirelles-a-cnn-sobre-ilan-no-bid/
As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.