Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), analisa como a vitória de Trump afeta o Brasil e o mundo.
Jornal da CBN
Em entrevista ao Jornal da CBN, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer destaca que Donald Trump representa um risco para as relações internacionais devido à sua postura frequentemente imprevisível e sua tendência a adotar políticas unilaterais:
‘Trump representa para as relações internacionais em geral um grande desafio (…) do ponto de vista mais óbvio, há um assunto onde ele representará um problema e um retrocesso, que é o meio ambiente’.
No campo ambiental, Lafer ressalta que Trump provavelmente retomará políticas de negação das mudanças climáticas, revertendo iniciativas de transição energética impulsionadas pela administração Biden. Isso dificultaria acordos ambientais e pode afetar discussões futuras na COP.
Para Lafer, o Brasil deverá adotar uma postura de ‘calibração estratégica’ nas relações internacionais. O país também pode buscar nichos estratégicos no cenário multilateral, como no G20:
‘Acho que o desafio do Brasil é calibrar a sua posição. Calibrar a sua posição no sentido de encontrar os melhores nichos de oportunidades para os seus interesses sem fechar portas, não? E sem criar muros. E fazer escolhas que sejam construtivas e que não comprometam valores da sociedade brasileira, entre eles o tema da democracia, dos direitos humanos’.
Ouça a entrevista na íntegra.
Link da publicação: https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2024/11/07/trump-representa-um-problema-e-um-retrocesso-no-meio-ambiente-diz-celso-lafer.ghtml
As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.