Entrevistas

Caso Master é sintoma de degradação institucional, diz ex-diretor do BC

Uol

O Caso Master expõe uma degradação institucional no Brasil, com interferências externas sobre decisões do Banco Central, analisou o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor de assuntos internacionais do BC, durante o Poder Mercado, do Canal UOL.

Segundo Schwartsman, a atuação de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a pressão de atores políticos diferem de episódios anteriores, como a liquidação do Banco Santos em 2005, e sinalizam riscos para a autonomia do BC e o equilíbrio entre as instituições.

Não, nada remotamente parecido. E olha que eu tive a experiência, infelizmente inesquecível, de estar no Banco Central quando houve a intervenção e posterior liquidação do Banco Santos. Ficando com o caso, aí que me ocorre algum paralelo, mas não teve nada remotamente parecido com isso do ponto de vista de outros atores quererem influir na decisão que, legal e constitucionalmente, cabe ao Banco Central. Só mostra o grau de deterioração institucional do país e a rede de apoios que foi angariada pelo Banco Master ao longo desses anos.

Alexandre Schwartsman

Esse caso realmente é muito particular. Ele é um sintoma da degradação institucional que o país vem vivendo. Esse episódio, a postura do ministro Jonathan de Jesus [relator do caso Master no TCU], claramente extrapolando. Enfim, não é o primeiro nem será o último episódio em que a gente vê instituições avançando uma sobre as outras aqui no Brasil. Esse é só mais um caso. Em particular, esse acabou enfrentando uma reação muito forte e forçou um recuo. Mas não é o primeiro e ouso dizer não será o último.

Alexandre Schwartsman

Para o economista Alexandre Schwartsman, não faz sentido o TCU avaliar o processo de liquidação de um banco.

Os analistas do TCU podem entender muito de conta pública. Mas a gente está falando de um problema de avaliar a solvência ou não de uma instituição bancária, o que é uma coisa completamente diferente e requer uma expertise muito particular. Não é uma tarefa fácil. A gente vai lendo as operações que foram feitas pelo Banco Master, sobre as quais há suspeitas ou acusações de fraude. Você tem que basicamente seguir rastros que são extraordinariamente complicados.

Alexandre Schwartsman

Poder e Mercado é exibido terças e quintas, às 20h. O programa de política e economia chega para conectar os grandes temas do Congresso Nacional a seus impactos no mercado financeiro e no dia a dia das pessoas.

Link da publicação: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2026/01/09/caso-master-e-sintoma-da-degradacao-institucional-diz-alexandre-schwarzman.htm

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP