Entrevistas

Congresso deve reduzir valor da PEC e estipular prazos, diz especialista

Luiz Fernando Figueiredo, presidente do conselho de administração da Jive e ex-diretor do Banco Central, defende que a chamada “PEC do Estouro” seja diminuída, em tempo e orçamento, pelos parlamentares

CNN Brasil

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (17), Luiz Fernando Figueiredo, presidente do conselho de administração da Jive e ex-diretor do Banco Central, disse que a chamada “PEC do Estouro“, criada para ultrapassar o teto de gastos do Orçamento pelo governo eleito, deve ter seu tempo e valor reduzidos pelo Congresso após o envio da minuta pela equipe de transição.

“Não acho que o tamanho da PEC está dado. Ela está em quase R$ 200 bilhões, e eu acredito que um número como esse não vai passar. É mais provável que fique perto dos R$ 100 bilhões”, disse Figueiredo ao Live CNN Brasil.

“O Congresso tem toda razão em dizer que não é possível ter esse ‘waver’ por vários anos. Uma coisa é ser de um ano, para que, nesse período, o governo faça todas as coisas necessárias para poder ter um gasto social maior, eventualmente até subir a carga tributária. O que não dá é entregar esse cheque em branco desse tamanho por todo o mandato.”

O ex-diretor do BC também ponderou que o Congresso provavelmente aproveitará de um “poder de barganha” para negociar outras medidas. “Essa negociação faz parte do jogo, mas a PEC veio grande demais e pensada em tempo demais.”

Confira a entrevista na íntegra no vídeo. 

Link da publicação: https://www.cnnbrasil.com.br/business/congresso-deve-reduzir-valor-da-pec-e-estipular-prazos-diz-especialista/

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP