Entrevistas

Celso Lafer: ‘Lula terá que fazer um discurso na ONU que mostre a importância do Brasil nessa Era’

Ex-chanceler avalia temas que devem ser discutidos na Assembleia-Geral que começa nesta terça, 23, em NY

Estadão

Os discursos dos líderes mundiais começam nesta terça-feira, 23, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O Brasil, como tradicionalmente acontece, vai abrir os discursos.

À Coluna, Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores, avalia que o presidente Lula deve focar também em outros temas como meio ambiente (por causa da COP-30), tarifaço e a importância dos países do Sul Global para a geografia atual: “O Lula terá que fazer um discurso que mostre a importância do Brasil nessa Era de incertezas”, resume.

Essa será a primeira Assembleia do segundo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump. Lafer avalia que o mandato do Republicano deve ser tema de algumas delegações: “Trump faz uma diplomacia de combate. Ele multiplica incertezas no plano internacional, sem bons ingredientes de previsibilidade para calcular a sua ação. Eu presumo que isso será um tema de debate na assembleia geral, com cada país se manifestando a seu estilo e de acordo com sua conjuntura”, diz.

A questão da criação da criação do Estado da Palestina também deve dominar os discursos. Para o professor é ex-embaixador do Brasil nos EUA, haverá uma “inequívoca pressão internacional ou consenso geral sobre o reconhecimento do Estado da Palestina, algo que o Brasil faz há muitos anos”.

O ex-chanceler avalia que “ O direito humanitário e a condução bélica de Benjamin Netanyahu, geram profunda insatisfação, já que tudo isso vai além do admissível, do juridicamente permissível”, finaliza.

Link da publicação: https://www.estadao.com.br/cultura/alice-ferraz/celso-lafer-lula-tera-que-fazer-um-discurso-na-onu-que-mostre-a-importancia-do-brasil-nessa-era/

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP