Entrevistas

“Bolsonaro quer tomar conta da Petrobras como foi feito nos governos do PT”, diz Elena Landau

Globo

Para Elena Landau, ex-diretora de Privatizações do BNDES, Bolsonaro não quer resolver a inflação dos combustíveis com a nova mudança da presidência da Petrobras, mas sim aparelhar a empresa e fazer um choque de preços com fins eleitorais.

Como a senhora vê essa nova mudança de comando na Petrobras?

Bolsonaro não tem interesse nenhum em resolver o problema dos preços dos combustíveis para quem precisa. Se ele tivesse, já teria feito. Vários países já fizeram subsídio para pessoas que dependem disso para trabalhar no dia a dia. O que ele quer é intervir na empresa e retomá-la para entregá-la ao Centrão.

Uma intervenção na Petrobras seria nos mesmos moldes que a de governos anteriores?

Bolsonaro já ameaçou mudar o Estatuto da Petrobras. Arthur Lira já está com a mudança da Lei das Estatais na gaveta. Tudo isso é para fazer exatamente o que a Dilma fazia na Petrobras, é o mesmo tipo de pensamento. O ministro Adolfo Sachsida (de Minas e Energia), que se diz liberal, fazer parte desse pacto de intervenção mostra que a eleição está acima de qualquer coisa para ele.

O que já poderia ter sido feito para mitigar a alta de preços de combustíveis?

O governo poderia ter usado os lucros da Petrobras para fazer uma política pública de qualidade. Se quisesse dar subsídio por causa da situação de guerra na Ucrânia, poderia ter usado crédito extraordinário. Em vez de brigar com os estados na questão da alíquota do ICMS, poderia ter feito um acordo para usar arrecadação para subsidiar transporte público.

Quais os efeitos dessa intervenção na economia?

 Toda vez que Bolsonaro abre a boca com ideias estapafúrdias, piora a situação. O valor da Petrobras cai, os lucros e a distribuição de dividendos diminuem. Além disso, a gente está com um impacto do câmbio muito maior do que o justificável. O que ajuda a manter a inflação em alta é a instabilidade causada por Bolsonaro quando abre a boca.

Qual é o impacto de uma eventual intervenção nos papéis da empresa?

A Petrobras já transaciona em Bolsa muito abaixo do seu valor potencial. O que Bolsonaro quer é tomar conta da empresa exatamente como foi feito em governos do PT. Vai entregar a diretoria aos amigos. A medida aqui é intervir com fins eleitoreiros.

Link da publicação: https://oglobo.globo.com/economia/bolsonaro-quer-tomar-conta-da-petrobras-como-foi-feito-nos-governos-do-pt-diz-elena-landau-25517129

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP