Entrevistas

Economia e vacinação devem turbinar Bolsonaro em 2022, diz Stuhlberger

Globo (publicado em 30/07/2021)

O economista Luís Stuhlberger é uma lenda no mundo das finanças, espécie de guru dos “farialimers” brasileiros. Principal responsável pelos resultados do fundo Verde, que já rendeu 19.250% desde a criação, ele é ouvido com atenção não só por investidores, mas por empresários e até políticos. Sua adesão à carta de economistas cobrando Bolsonaro pelos erros na pandemia, em maio, causou frisson num mercado que votou em peso no presidente da República em 2018. 

Mas, apesar das críticas, Stuhlberger não acha que Bolsonaro chegará enfraquecido às eleições de 2022. Nesse episódio do podcast A Malu Tá ON, ele afirma que o presidente tende a crescer nas pesquisas até a eleição. “Todo candidato que tenta a reeleição ganha popularidade na reta final. Aconteceu com Lula, Fernando Henrique e aconteceu até com a Dilma”, afirma. No caso de Bolsonaro, essa alta muito provavelmente será provocada pela alta da arrecadação de impostos prevista para o ano que vem e pelo  avanço da vacinação. 

Eleitor de Bolsonaro em 2018, o economista se decepcionou de vez com o governo depois da pandemia, mas não considera que o mercado tenha sido leniente com Bolsonaro. “A Faria Lima, a Fiesp e os empresários em geral sempre querem se dar bem com o governo. Os empresários não se deram mal com o Lula, se deram um pouco mal com a Dilma. É difícil o empresariado como um todo fazer oposição sistemática a algum governo que a gente teve. Isso raramente acontece”. 

Ainda assim, ele não vê grandes chances de Bolsonaro fazer mais nenhuma reforma até o final do mandato. “O governo está naquela situação que ele tem popularidade o suficiente para não ter nenhuma ameaça de impeachment. Mas não tem popularidade e credibilidade para fazer reformas”, diz.

A decepção com Bolsonaro, porém, não deve ser suficiente para fazê-lo votar em Lula – que, para Stuhlberger, deveria fazer uma segunda carta aos brasileiros para acalmar o mercado. Num segundo turno entre o petista e o presidente da República, ele anularia o voto. “Eu sempre acho que tem alguém menos ruim, né? Todas as vezes. Quando você não pode escolher entre o bom e o ótimo, você sempre pode escolher entre o ruim e o péssimo. Mas dessa vez tá difícil”.

E por mais que o cenário brasileiro esteja conturbado, o economista diz que o que mais o preocupa, hoje, é a alta da inflação nos Estados Unidos –  “vai haver uma inflação muito alta nos Estados Unidos, que vai fazer os juros subir muito mais do que se imagina”. E fala também dos acertos históricos, dos erros mais recentes e do figurino básico do mercado financeiro: sapatênis e patinete.

Link da publicação: https://blogs.oglobo.globo.com/malu-gaspar/post/economia-e-vacinacao-devem-turbinar-bolsonaro-em-2022-diz-luis-stuhlberger.html

Sobre o autor

CDPP