Entrevistas

Armínio Fraga: voto em Lula no 2º turno se margem for apertada

Poder 360

Ex-presidente do BC diz que “democracia está ameaçada” e principal missão de futuro governo será restaurar harmonia entre os poderes…

O economista Armínio Fraga afirmou ao Poder 360 que votará em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições de outubro se sua margem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) estiver estreita. Caso contrário, anulará seu voto, como fez em 2018. O ex-presidente do Banco Central acredita, porém, na consolidação de uma candidatura de 3ª via. Em sua opinião, elevaria a qualidade do debate eleitoral, e ainda é cedo demais para se “jogar a toalha”.

“Sinceramente, tenho esperança que não seja nem Bolsonaro nem Lula. Agora, eu não igualo os 2”, afirmou. “Se a eleição estiver apertada, eu voto no PT. Se tiver com margem boa, vou anular como fiz na eleição passada, quando achava que os 2 candidatos não eram satisfatórios.”

Sócio fundador do Gávea Investimentos, Fraga, de 64 anos, já deu seu apoio ao deputado federal Marcelo Freixo, pré-candidato do PSB ao governo do Rio de Janeiro que recebeu o suporte de Lula. Conversou com o congressista e indicou na entrevista que a saída dele do Psol possibilitou seu apoio. “O que eu tenho visto [sobre Freixo] parece razoável.”

Armínio Fraga vê a democracia no Brasil sob ameaça. O conflito entre os Poderes Executivo e Judiciário, para ele, foram muito além das rusgas naturais entre as instituições. Cuidar do funcionamento pleno da democracia será tarefa primordial do futuro governo, presidido por quem quer que seja o vitorioso em outubro.

O bom funcionamento da democracia afastará riscos e inseguranças. Será a peça-chave para a atração de investimentos, ajudará no combate à inflação e trará melhor ambiente para o crescimento da economia. A reforma do sistema político-partidário também se faz necessária, em sua opinião. Da mesma forma, acabar com a opacidade do Orçamento Federal, alvo de emendas não transparentes, como as de relator.

“O que eu vejo agora é uma democracia ameaçada, uma política complicada, um sistema político muito voltado para si mesmo, para o curto prazo e sem estratégia. Isso é o que mais me preocupa”, disse.

“A primeira tarefa [do futuro governo] é acabar de uma vez por toda com qualquer dúvida sobre o funcionamento da nossa democracia, [restaurar] uma certa harmonia entre os poderes. Eu digo ‘certa’ porque é normal que os poderes discutam, negociem dentro de certos limites. Nós estamos além desses limites.”

VERGONHA NACIONAL

O ex-presidente do BC afirma ser a questão ambiental “uma vergonha” para o Brasil, que está perdendo tempo em desvencilhar-se da imagem de vilão dessa agenda. O país perde uma “oportunidade de ouro” ao deixar de abraçar a causa pelo que ela pode trazer em seu próprio benefício –não só para cumprir compromisso com o resto do mundo.

Fraga avisa que a capacidade de regeneração de áreas desmatadas da Amazônia tem limite. Não vê sinais de disposição do presidente Bolsonaro em mudar o curso de sua política de meio-ambiente. “Estamos literalmente brincando com fogo”, afirmou.

Defensor da privatização da Petrobras –e de outras estatais, como o Banco do Brasil–, Fraga adverte ser fácil o desenho de um mecanismo para suavizar o aumento dos preços dos combustíveis. A empresa, para ele, deve ser tratada como “companhia privada” e seguir sua metologia de reajuste dos valores de seus produtos no mercado doméstico. Adverte, porém, que subsídio a combustíveis fósseis seria “outra loucura”.

Democracia e meio ambiente estão entre as medidas qualitativas que, segundo Fraga, têm poder de contribuir para a redução da inflação. O atual quadro dessas áreas atua como freio ao crescimento econômico sustentável. Poderia, ao contrário, servir como facilitador enquanto as ferramentas macroeconômicas tradicionais são utilizadas –a oscilação da taxa básica de juros, Selic, e a calibragem da política fiscal.

“São posturas e políticas que reduzem os riscos de agir, de empregar, de investir na nossa economia. Isso, ao mesmo tempo, nos ajuda a sair de um certo marasmo e pode facilitar ou pelo menos aliviar o esforço dessas ferramentas macroeconômicas que, no caso, estão bem esticadas”, declarou.

Seria eficaz igualmente na redução da dívida pública como proporção do PIB (Produto Interno Bruto), atualmente ao redor de 80%. “Não creio que será suficiente usar só esse ferramental básico da macroeconomia. Acho que vamos precisar de mudança maior: na política, na política ambiental, em tudo que tenha a ver com risco e incerteza para a economia.”

BOLA DE NEVE DA DÍVIDA

O presidente a tomar posse em 1º de janeiro de 2023 receberá uma economia em situação frágil e muito difícil. Os últimos anos deixaram suas marcas no desemprego, no baixo crescimento, na alta dos preços ao consumidor e no endividamento público. Fraga afirma haver possibilidade de a inflação não cair. Lembra que crescimento baixo com custo social elevado significará tensões.

Será preciso, em sua opinião, estratégia clara sobre aspectos como crescimento econômico, combate à desigualdade social, saúde financeira do Estado. Ainda mais quando o  quadro interno “quantitativamente preocupante” não recebe sinais favoráveis do resto do mundo.

“As estimativas são de que não vai haver crescimento neste ano, sendo necessário tocar no freio para não deixar a inflação tão alta. São 2 anos com a inflação em 2 dígitos. Isso em uma economia com memória de indexação relativamente recente”, disse.

Fraga reconhece ter havido uma melhora fiscal em 2021. Mas adverte que não será permanente nem chega a ser a “revolução invisível” mencionada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Houve congelamento de salários dos funcionários públicos e investimento público nulo. Os gatilhos do teto de gastos foram acionados, mas o próprio limite foi flexibilizado. Por exemplo, no caso do pagamento dos precatórios, as dívidas judiciais do Estado.

“Daqui para a frente, a dinâmica da dívida não estará bem”, disse. “Há uma relação dívida/PIB de 80%, com juro real em 4% e pouco crescimento. Isso tem cara de bola de neve.”

No plano internacional, diz Fraga, há a velha Guerra Fria contra a Rússia e a nova, com a China. Ambas não ajudam. O comportamento dos investidores neste momento é de cautela, especialmente em função da decisão a ser tomada em maio pelo FED (Federal Reserve), banco central dos Estados Unidos, de elevar a taxa básica de juros. A expectativa é de aumento de 0,5 ponto percentual. Em paralelo, os preços de ativos nas bolsas de valores têm caído, em especial das empresas de tecnologia.

“Esse é um momento de se repensar muita coisa. Foram 40 anos de queda nos juros [nos EUA]. Vinha funcionando com um vento a favor e agora o vento está contra”, disse.

Para Fraga, os Estados Unidos “erraram a mão na política fiscal”, pisaram no acelerador dos gastos. O FED atrasou a puxada de freio da economia. “Está no ar o medo de que o FED, apesar de não ter dado sinais de pânico, tenha de subir muito mais [os juros] do que se imagina. Isso cria ambiente propício a problema”, disse. “No fundo, como sempre para nós, os fatores mais importantes estão dentro de casa. Não dá para por a culpa no cenário global.”

Poder Entrevista: Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central – YouTube

Link da publicação: https://www.poder360.com.br/economia/arminio-fraga-voto-em-lula-no-2o-turno-se-margem-for-apertada/

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP