Entrevistas

“PEC dos Benefícios ajuda inflação de 2022”, diz ex-diretor do Banco Central

Segundo Luiz Fernando Figueiredo, a PEC dos Benefícios deve ser positiva para conter o IPCA este ano

CNN Brasil

Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (8), o ex-diretor do Banco Central (BC) Luiz Fernando Figueiredo disse que a PEC dos Benefícios deve ser positiva para reduzir a inflação este ano.

Após ser aprovada pela comissão especial da Câmara na quinta-feira (7), a PEC dos Benefícios deve ir a plenário ser votada na próxima terça-feira. O projeto gera R$ 41,25 bilhões de despesas excepcionais até 31 de dezembro, divididas entre benefícios sociais e econômicos.

“A PEC ajuda bastante a inflação deste ano, pois uma parte dela mais a redução de impostos é permanente, então já ajuda em 2022. Por isso, alguns economistas reduziram a projeção da inflação para este ano”, afirmou Figueiredo.

“A boa notícia é os sinais serem de que ela [inflação] não está perdendo o controle, ela está seguindo o seu curso e começando a convergir para a meta do Banco Central”, acrescentou.

IPCA, que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,67% em junho após variação de 0,47% registrada no mês anterior, conforme comunicado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

“Nós deixamos de ter surpresas negativas e passamos a ter surpresas positivas de inflação um pouco mais baixa. O mercado esperava IPCA a 0,71% e veio 0,67%, o não é uma inflação muito mais baixa, mas parece que ela está começando a ir para o caminho certo, dado o que o Banco Central tem feito”, destacou o especialista.

Veja mais na entrevista completa no vídeo.

Link da publicação: https://www.cnnbrasil.com.br/business/pec-dos-beneficios-ajuda-inflacao-de-2022-diz-ex-diretor-do-banco-central/

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP