Entrevistas

Broadcast Live traz o ex-diretor do BC Luiz Fernando Figueiredo para falar sobre juros

Broadcast Live

Broadcast Live recebe nesta quinta-feira, 28, às 16h, o sócio fundador da gestora Mauá Capital, Luiz Fernando Figueiredo, e ex-diretor de política monetária do Banco Central (BC), para tratar dos cenários para a economia, no Brasil e no mundo, na esteira do aumento dos juros nos países desenvolvidos.

Dois meses atrás, em artigo publicado pelo Broadcast, Figueiredo escreveu que os juros de referência dos Estados Unidos teriam que subir acima dos 4% para a inflação na maior economia do mundo voltar à meta. Na quarta, foi anunciado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) aumento da taxa dos Fed Funds em 75 pontos-base, para a faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano. E há pouco saiu o dado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que registrou contração de 0,9% no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados, de acordo com a primeira leitura do indicador. Como a atividade econômica encolheu 1,6% nos três primeiros meses do ano, a maior economia do planeta teve dois trimestres consecutivos de retração, um critério normalmente utilizado por economistas para definir uma recessão técnica.

O risco de o mundo entrar em recessão, dado o passo mais rápido dos bancos centrais na luta contra uma inflação histórica tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, assim como as perspectivas ao ciclo de aperto monetário e para a inflação no Brasil, está entre os temas a serem abordados na live. A mediação é do jornalista Eduardo Laguna.

Link da publicação: https://www.estadao.com.br/economia/broadcast-live-luiz-fernando-figueiredo/

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP