Artigos

Neoindustrialização: uma análise da proposta Lula/Alckmin

Plano para a indústria é positivo, mas não toca em pontos importantes como produtividade, pesquisa e desenvolvimento, qualificação de mão de obra, digitalização e descarbonização

Horácio Lafer Piva, Pedro Passos e Pedro Wongtschowski 

Estadão

No Dia da Indústria, 25 de maio, o presidente e o vice-presidente da República publicaram neste jornal um artigo conjunto sob o título Neoindustrializacão para o Brasil que queremosÉ de fato alvissareiro vermos os principais mandatários do País se dedicarem a escrever sobre a indústria e sobre os seus planos para ela; indica relevância e prioridade, ambos requisitos em falta para a combalida indústria brasileira.

Há ótimas ideias no artigo e o entendimento implícito que, para distribuir riqueza, é preciso em primeiro lugar criá-la, e a atividade industrial é uma ótima forma de fazê-lo. É a indústria que tem o maior efeito multiplicador entre todos os setores da economia. É também positivo ver que a mudança climática e a reforma tributária comparecem como condicionantes para o crescimento da atividade industrial.

Mas, há também omissões importantes. Não se vê, por exemplo, o uso da palavra produtividade, conceito central para que a indústria seja competitiva. Mal há menção a relevância da atividade de pesquisa e desenvolvimento e da qualificação de recursos humanos; há apenas uma tímida referência (correta) à educação básica.

Nada se vê sobre o ensino profissional e sobre a desestruturação da maior parte do ensino superior público no Brasil, fruto de décadas de subinvestimento. Não há referências à necessidade urgente da integração da indústria brasileira ao mundo, com a remoção paulatina de barreiras e entraves que dificultam a sua modernização e que poderá gerar uma nova corrente de exportações.

NEWSLETTEREconomia & Negócios

O cenário econômico do Brasil e do mundo e as implicações para o seu bolso, de segunda a sexta.INSCREVER

Ao se cadastrar nas newsletters, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

O artigo passa ao largo da necessária digitalização da indústria brasileira e dos passos que terá que dar no sentido de sua descarbonização. Não se fala de um insumo essencial, a energia; temos a capacidade de transformar custo baixo em preço alto, como no gás natural (um monopólio) e na energia elétrica (em função de um enorme número de penduricalhos). Há ideias antigas, como um amor incontido pelo que se chamou no passado de terceiro mundo; os grandes mercados estão concentrados nos países centrais, aí já incluída a China.

Isto posto, há também um irrealismo em admitir que o governo brasileiro pode tudo: pode muito como demonstra o caminho acertado ora trilhado pelo BNDES, mas está longe de poder dispor do volume de recursos que os Estados Unidos e a Comunidade Europeia dedicam às suas políticas industriais. Falta também reforçar que políticas industriais modernas são horizontais ou organizadas por missões, traduzindo a visão de um novo modelo de desenvolvimento distante dos paradigmas do passado.

Em resumo, um bom começo, mas ainda um longo caminho a percorrer.

Link da publicação: https://www.estadao.com.br/economia/artigo-neoindustrializacao-empresarios-proposta-lula-alckmin/

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

Pedro Passos