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Como viabilizar aulas participativas em Direito Administrativo?

Um novo perfil no Instagram segue o exemplo de Agustin Gordillo

JOTA

Em meu artigo anterior, divulguei os resultados do dossiê “O direito administrativo na voz de quem ensina”. Nele, os participantes da coluna Publicistas fizemos uma avaliação das práticas docentes. E aí nos convencemos da necessidade de variar muito mais os métodos atuais. 

Como já sabem nossos leitores, foi com esse estímulo que preparamos em conjunto um livro diferente, o Curso de Direito Administrativo em Ação, do selo Malheiros (ed. Juspodivm), já à venda. A diferença do nosso livro está no objetivo: ajudar, com textos e materiais acessíveis e interessantes, os professores e alunos que, tanto na graduação como nas pós-graduações, queiram navegar pelas incertezas, fascínios, riscos e ganhos do ensino interativo.  

Agora, nesta semana, estamos iniciando os eventos de lançamento do Curso. Bem mais do que divulgar nosso livro, queremos engajar administrativistas em geral em debates e ações que melhorem a aquisição de conhecimentos em nosso campo.  O primeiro lançamento será na cidade do Rio de Janeiro, no Convento do Carmo, marcante para a história do Brasil – e hoje sob responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado. Iremos em seguida também a outros estados. 

Só que não estamos sendo originais. Agustin Gordillo – administrativista argentino que, desde os anos 1970, teve enorme influência na renovação do conteúdo da matéria na Argentina e no Brasil – puxou a fila também na renovação dos métodos. 

Fez isso com um livro, extenso e muito prático, chamado El Metodo en Derecho. Tratou de objetivos da aprendizagem; aulas participativas; dinâmicas de grupos; entrevistas; técnicas de análise de documentos, de normas, de decisões e de casos; modos de estimular criatividade e qualidade da escrita etc. E mais: preocupou-se com os problemas concretos de adaptação dos estudantes, dos docentes e da administração universitária para a utilização de métodos novos. Uma obra estimulante. 

O trabalho de Gordillo saiu em 1988, justamente o ano em que eu, assumindo na PUC-SP uma nova disciplina, chamada Fundamentos de Direito Público, vinha tentando um curso diferente, muito participativo. O livro dele me deu uma força incrível, e outras ideias. E tive a sorte de discutir pessoalmente com ele as melhores soluções para minhas experiências funcionarem. 

Pois Gordillo morreu há poucos dias, antes que nosso livro pudesse chegar a ele, mostrar como seu exemplo segue frutificando e levar mais uma vez meu sincero “muchas gracias”.

Foi também Gordillo quem, nos primórdios da internet, teve coragem de criar um site e dar livre acesso às versões digitais de todas suas obras (lá você encontra o livro que mencionei, em várias línguas, inclusive o português). Gesto generoso, de quem não tinha receio de inovar. 

Com o mesmo espírito, está sendo lançado um perfil no Instagram em que professores e professoras de direito administrativo, entre os quais os Publicistas, iniciamos o debate sobre experiências, dificuldades e alternativas para um aprendizado ativo. Participe. 

Link da publicação: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/publicistas/como-viabilizar-aulas-participativas-em-direito-administrativo-30012024

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

Carlos Ari Sundfeld