Entrevistas

‘Talvez o grande desafio de Lewandowski seja transformar a política de segurança nacional’

Em entrevista ao Estúdio CBN, o professor de direito da Fundação Getulio Vargas Carlos Ari Sundfeld faz uma análise sobre os desafios do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no governo Lula.

CBN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (11) que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski vai assumir a chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lewandowski vai suceder no cargo Flávio Dino, que foi nomeado por Lula e aprovado pelo Senado como novo ministro do STF – ele deve tomar posse no cargo em fevereiro.

Tatiana Vasconcellos e Marcella Lourenzetto conversam com o professor de direito da Fundação Getulio Vargas Carlos Ari Sundfeld sobre os desafios do cargo.

O professor avalia que Lewandowski tem experiência em articulação política, e que talvez o seu maior desafio ‘seja transformar a política de segurança nacional’. Em sua avaliação, o objetivo do novo ministro deveria ser conseguir criar, no Ministério da Justiça, um núcleo de produção de conhecimento técnico no segurança pública, baseado em evidências. ‘Se espera do ministro que consiga avançar nesse papel como articulador de conhecimento e depois como articulador político’, afirma. 

Link da publicação: https://cbn.globo.com/politica/entrevista/2024/01/11/talvez-o-grande-desafio-de-lewandowski-seja-transformar-a-politica-de-seguranca-nacional.ghtml

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP