Artigos

Comércio exterior do Nordeste

Diário do Nordeste

Depois de uma contração que começou antes mesmo da pandemia, as exportações nordestinas exibiram forte crescimento, em termos de valor, em 2021, atingindo $21 bilhões. Assim como a atividade econômica em geral, as exportações estão concentradas nos principais estados, Bahia (47% do total), Maranhão (21%), Ceará (13%) e Pernambuco (10%). Quando consideramos a pauta de exportações, valores acumulados até março, fica evidente a transformação ocorrida nas últimas décadas, com a substituição de produtos tradicionais por novos itens. A mesma é razoavelmente diversificada, dado que os cinco principais itens respondem por 51% do total: soja (19% do valor exportado), óleos combustíveis (12,5%), produtos de ferro e aço (7,2%), celulose (6,9%), óxido de alumínio (5,6%). 

E como é o comércio exterior das principais economias nordestinas? A Bahia, que constitui cerca de 28% do PIB regional, respondeu por 3,6% das exportações nacionais em 2021, ocupando o nono lugar no ranking nacional. O estado arcou com 3,7% das importações, e registrou um superávit comercial de $1,9 bilhões, em uma corrente de comércio de $17,9 bilhões (uma margem exportadora de 10,5%). Soja, óleos combustíveis e celulose responderam por 41% das exportações baianas. Óleos combustíveis, gás natural e fertilizantes foram as principais importações. A presença de óleos combustíveis dos dois lados da balança comercial reflete o comércio em subitens distintos – exportações de óleo combustível de baixo enxofre, típicas da refinaria de Mataripe, e importações de diesel, por exemplo.

Pernambuco, a segunda economia da região, tem desempenho comercial mais modesto. O estado registrou um déficit de $4,5 bilhões em 2021, em uma corrente de comércio de $8,8 bilhões (uma margem de -52%). A pauta de exportações é diversificada, sendo liderada por óleos combustíveis, veículos, frutas e nozes e produtos petroquímicos. Partes e acessórios de veículos são também um dos principais componentes da pauta de importação, evidenciando a importância relativa do setor automotivo para o comércio exterior e a economia estadual. 

O Ceará também apresentou déficit comercial em 2021, um saldo de -$1,1 bilhões em uma corrente de $6,6 bilhões (-17,1%). Produtos metalúrgicos semi-acabados ou básicos constituem o principal componente da pauta de exportações (quase 60% do valor exportado total). Óleos combustíveis e carvão são os principais itens da pauta de importações, evidenciando o aumento do uso de termelétricas na matriz energética do estado. 

Finalmente, a quarta maior economia da região, o Maranhão, possui uma corrente de comércio diversificada, com superávit pouco abaixo de $200 milhões em 2021. As principais exportações são alumina, soja, minério de ferro e celulose. Por outro lado, óleos combustíveis e fertilizantes respondem por quase 90% do valor total importado. 

Ainda que, entre as maiores economias da região, apenas a Bahia venha gerando superávits comerciais expressivos, chama atenção a crescente diversificação do comércio exterior das principais economias nordestinas. 

Link da publicação: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/mario-mesquita/comercio-exterior-do-nordeste-1.3235529

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

Mario Magalhães Carvalho Mesquita