Entrevistas

Alexandre Schwartsman: Renda está devendo, mas há recuperação no emprego

Apontou que “os últimos meses têm sido de queda persistente da taxa de desemprego”

CNN Brasil

Especialista CNN em economia Alexandre Schwartsman disse, nesta quinta-feira (30), que a queda da taxa de desemprego para 9,8% no trimestre encerrado em maio indica um “copo meio cheio” no panorama econômico, mas que a renda ainda é um problema.

“De maneira geral, há um mercado de trabalho que segue se recuperando, mas o lado do copo meio vazio é o da renda, que teve piora dos salários”, avaliou Alexandre Schwartsman.

Dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,8% no trimestre encerrado em maio, configurando a menor taxa para o período desde 2015.

O IBGE, porém, também apontou que houve uma queda no rendimento real, para R$ 2.613 no trimestre encerrado em maio. Comparando-se com o mesmo período de 2021, ocorreu uma diminuição de 7,2% na renda.

Para Schwartsman, “a renda ainda está devendo, mas o emprego vem se recuperando de maneira bastante vigorosa”. “A gente vê pela primeira vez o número de empregos formais superar o nível pré-crise”, apontou o Especialista CNN.

Veja mais no vídeo.

Link da publicação: https://www.cnnbrasil.com.br/business/alexandre-schwartsman-renda-esta-devendo-mas-ha-recuperacao-no-emprego/

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP