Entenda como isso não é bom

Alexandre Schwartsman

O aumento dos juros internacionais veio para ficar

Veja

As taxas internacionais de juros vêm subindo visivelmente. O principal marco de referência no mercado – a taxa do título de 10 anos do Tesouro americano –, que se encontrava ao redor de 4,2% ao ano no primeiro trimestre de 2026, agora supera 5% ao ano, patamar mais elevado desde meados de 2007, ainda antes da grande crise financeira internacional.

É necessário entender tanto a origem do movimento, em particular sua persistência, como possíveis impactos sobre o Brasil.

Embora seja tentador associá-lo ao conflito no Oriente Médio, portanto ao aumento do preço do petróleo e receios quanto à inflação, temo que o problema seja mais profundo. Por mais que haja efeitos do petróleo tanto sobre a inflação corrente quanto sobre expectativas inflacionárias para os próximos meses, não há indicação que tal fenômeno tenha contaminado as expectativas para 10 anos.

A inflação esperada para aquele período, que rodava em torno de 2,2% ao ano no primeiro trimestre de 2026, agora se encontra ao redor de 2,3% ao ano, isto é, a maior parcela da elevação das taxas de juros naquele horizonte não reflete (ainda?) a percepção de inflação mais alta, mas uma taxa real de juros crescente.

O principal suspeito no caso me parece ser a forte elevação dos investimentos dos chamados hyperscalers, as empresas que operam os centros de dados (data centers) que alimentam os modelos de inteligência artificial (IA).

Com custo de capital mais alto, a dívida pública pode crescer mais rápido e os investimentos podem ficar mais caros

Dados recentes revelam que a partir de 2025 os investimentos destas empresas superaram de forma consistente sua geração de recursos próprios. Não apenas passaram a ter que ir ao mercado de títulos para cobrir suas necessidades de financiamento como deixaram de ofertar sua sobra de caixa. Em 2025 investiram US$ 415 bilhões contra geração de caixa de US$ 603 bilhões. Em 2026 espera-se que invistam US$ 800 bilhões contra geração de US$ 707 bilhões. A sobra de 188 bilhões no ano passado se transformaria em carência de US$ 93 bilhões este ano, aumento líquido de US$ 281 bilhões em termos de necessidade de financiamento.

O mesmo estudo que documenta este processo (Financing the AI Buildout, de Stijn van Nieuwerburgh) estima que investimentos em IA entre 2025 e 2032 atinjam em torno de 3,6% do PIB americano. Isto superaria, com folga, os associados ao ciclo das ferrovias no final do século XIX, que chegou a 2,2% do PIB, até hoje os maiores da história.

Se a causa for mesmo esta, a elevação dos juros não é um fenômeno transitório, associado a um conflito localizado, ainda que relevante, mas uma alteração persistente no cenário global.

Isto dito, há também indicações bastante sólidas acerca dos impactos das taxas reais de juros nos EUA sobre suas contrapartes brasileiras. Estimamos que cada ponto percentual a mais de juro real nos EUA eleve taxas locais em torno de 0,7 ponto percentual.

Vale dizer, além do componente local de juros, associado à trajetória de endividamento crescente, teríamos que enfrentar também o aumento global do custo de capital. A dívida pública aumentaria mais rápido e os investimentos ficariam mais caros.

A questão fiscal se torna assim mais urgente; exceto, é claro, para os principais candidatos à presidência, que a seguem ignorando em nome das conveniências eleitorais.

Link a publicação.

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Ouvir conteúdo

0 palavras · ~1 min de leitura

Publicações Recentes

Agenda mínima

Mario Mesquita
·

Um mundo endividado

Henrique Meirelles
·

A urgência do ajuste fiscal

Samuel Pessôa
·

Bets: Sensação de que "tudo pode acontecer" afasta investidores, diz ex-BC

CDPP
·
Podcast

Podcast do CDPP