CDPP na Mídia

Pastore estava preocupado com efeito da expansão fiscal na inflação e juros

Ele vinha combatendo as visões de alguns colegas de profissão de que o bom desempenho da economia brasileira se deve a um suposto aumento da capacidade de oferta, ligado a reformas recentes que aumentaram a produtividade e investimentos

Valor

Neste começo de 2024, o economista Affonso Celso Pastore, que nunca se afastou do debate público sobre política econômica, estava preocupado com os efeitos da expansão fiscal sobre a inflação e a taxa básica de juros no país.

Ele vinha combatendo as visões de alguns colegas de profissão de que o bom desempenho da economia brasileira se deve a um suposto aumento da capacidade de oferta, ligado a reformas recentes que aumentaram a produtividade e investimentos.

Pastore destacou, em um estudo feito em janeiro, que o programa Bolsa Família havia subido fortemente, de R$ 40 bilhões em 2019 para R$ 168 bilhões em 2023, alavancando o consumo. Chamou a atenção, em particular, para os efeitos do programa de transferência de renda na redução da oferta de mão de obra.

“O efeito conjugado das duas forças leva a pressões sobre os salários”, disse Pastore, numa conversa recente por e-mail. “A consequência é a elevação da inflação de serviços.”

Pastore estava descrente na tese de um possível aumento do chamado PIB potencial, que é a capacidade de a economia crescer sem pressionar a inflação, porque o investimento passou a cair.

“As reformas da era Temer foram importantes, mas a formação bruta de capital fixo mal e mal cobre a depreciação do capital”, argumentou o ex-presidente do Banco Central (BC), usando o termo técnico para a taxa de investimentos.

A consequência dessa expansão fiscal, vinha argumentando, é que o Banco Central está sendo mais cauteloso ao baixar os juros. O risco, advertia, era que a taxa de juros de equilíbrio – aquela que mantém a economia em pleno emprego sem acelerar a inflação – poderia estar subindo para perto de 6% ao ano, em termos reais.

Nessa última frente de debate, Pastore estava do lado mais conservador, alertando para os riscos inflacionários. Mas não seria correto classificá-lo como um conservador, ou qualquer outra posição pré-definida. Ele emitia as opiniões com base na leitura dos dados que fazia em cada momento.

Anteriormente, em mais de uma vez, ele fez alertas públicos sobre os riscos de o BC pesar demais a mão nos juros, deprimindo a atividade.

Foi o que aconteceu, por exemplo, no processo de alta de juros liderado pelo atual presidente do BC, Roberto Campos Neto. Pastore, em determinado momento, mostrou-se preocupado com o ritmo mais forte de aperto.

Outro momento em que esteve preocupado com os riscos de uma recessão foi em fins de 2016, quando Ilan Goldfajn combatia no BC um surto inflacionário iniciado no governo Dilma Rousseff.

Ilan, que pilotava a política monetária, era amigo por Pastore — foi ele quem organizou, no Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), o seminário que fez a homenagem pelos 80 anos do economista. Mas isso não impediu de criticá-lo.

Pastore não tinha problemas em reconhecer quando estava errado. No fim das contas, concordou com Ilan, em um seminário organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo ele, a estratégia de Ilan colheu uma inflação mais baixa, que permitiu cortes mais profundos na taxa básica de juros.

“No começo, fui um dos críticos”, disse Pastore. “A posteriori, o BC tem razão. Produziu um resultado que é extremamente importante.”

Link da publicação: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/02/21/pastore-estava-preocupado-com-efeito-da-expanso-fiscal-na-inflao-e-juros.ghtml

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP