CDPP na Mídia

Colegas e autoridades ressaltam legado de Pastore

Economistas destacam importância dos estudos de Pastore para a economia brasileira, a capacidade e curiosidade intelectual e a sua atuação em cargos públicos

Valor

Economistas e autoridades lamentaram a morte de Affonso Celso Pastore, destacando a importância dos seus estudos para a economia brasileira, a capacidade e curiosidade intelectual e a sua atuação em cargos públicos, como a presidência do Banco Central e a secretária da Fazenda paulista.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que Pastore sempre defendeu a autonomia da instituição e outros projetos do órgão. O economista, segundo Campos Neto, se dizia apaixonado pelo BC e que sempre atuaria em defesa da autoridade monetária.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, também ex-presidente do BC, destacou a “perda enorme” para o pensamento econômico brasileiro. “Convivemos em diversos ciclos ao longo dos anos sempre com troca de ideias interessantes, férteis, criativas e profundas. Era economista de nível elevadíssimo e sinto a perda de um grande amigo.”

Incansável, detentor de rigor analítico e técnico invejável, descreveu a economista Zeina Latif, ao falar de seu orientador no mestrado e doutorado. “Os economistas não têm bola de cristal, não acertam todos os cenários. O que os economistas fazem é usar rigor analítico, ter cuidado em olhar os dados e reconhecer quando está errado. Pastore reunia tudo isso.” Ela lembrou que, em sua dissertação de mestrado, sobre economia monetária e inflação, uma parte do trabalho era percorrer o histórico e levantar dados. “Quando Pastore leu sobre o período em que ele esteve no Banco Central, estávamos conversando e ele me disse: Zeina, você não precisa me defender. Porque tudo o que estudamos agora não estava disponível na época”, lembrou a economista. ”Achei simbólico. Em nenhum momento ele tentou suavizar aquele período e eventuais erros cometidos.”

Para Vinicius Carrasco, professor da PUC-Rio, Pastore foi um dos maiores economistas que o Brasil teve. “De umas três gerações anteriores à minha, era impressionante sua busca, ainda nos dias de hoje, em estar na fronteira do que se produzia na profissão, seja em macro, seja em outras áreas”, disse Carrasco, destacando que o interesse por infraestrutura de Pastore o levou a estudar incentivos e leilões. “O jeito duro escondia uma pessoa generosa e delicada. Fará enorme falta.”

Também ex-presidente do BC, Gustavo Loyola disse que Pastore buscou de forma incansável a autonomia da autoridade monetária. “Pastore foi um dos mais destacados economistas brasileiros. Sua contribuição foi excepcional em todos os campos em que atuou: na academia, no setor público, como consultor e formador de opinião.”

A mistura impressionante de paixão e experiência de décadas no debate econômico era uma das facetas mais impressionantes de Pastore, ressaltou Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual.

“O que sempre me impressionou em Pastore era que ele participava de forma apaixonada nos debates econômicos, com o vigor de um professor de economia de 30 anos de idade, mas com o benefício da experiência dele de décadas. Esse amor pelo bom debate e pela boa análise econômica deixava todos impressionados”, disse o ex-secretário do Tesouro Nacional, destacando a “contribuição fundamental” de Pastore no CDPP. Lá, recorda Mansueto, ele discutia temas que iam de educação a política monetária e ajuste fiscal “de forma super empolgada”. “Pastore era muito admirado. Foi uma pessoa muito importante na comunidade acadêmica e na formação de várias pessoas. O que ele escrevia todo mundo lia e todos queriam saber da sua visão.”

O CDPP lamentou a morte de Pastore, o primeiro presidente do centro de estudos. “Ele foi presidente do BC e se tornou um intelectual público na melhor acepção do termo: engajado em debates nos mais variados fóruns, capaz de traduzir a teoria econômica para o grande público, aberto a novas ideias, mas sem jamais abrir mão da coerência e do rigor acadêmico. Impressionava a todos que o conheciam pela firmeza de opiniões e retidão moral.”

Pesquisador associado do Insper, Marcos Mendes afirmou que Pastore foi “mestre e referência” de sua geração de economistas. “Grande contribuição como acadêmico de destaque, presidente do BC e coordenador do CDPP. Muita honra ter podido aprender e debater com ele.”

Link da publicação: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/02/22/colegas-e-autoridades-ressaltam-legado-de-pastore.ghtml

As opiniões aqui expressas são do autor e não refletem necessariamente as do CDPP, tampouco as dos demais associados.

Sobre o autor

CDPP